O Terapeuta Ocupacional é o profissional que terá a competência para habilitar e/ou reabilitar, a partir das próprias atividades do quotidiano, indivíduos com necessidades particulares e especiais.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de:
Auto Cuidados
Lazer
Produtividade
Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se ou tão elaboradas como conduzir um carro ou desempenhar uma atividade laboral.
Para tal, o Terapeuta Ocupacional estuda os fatores que influenciam a ocupação humana, intervindo com pessoas de todas as idades nas situações que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, restrinjam a sua atividade e participação
Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente:
Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.
Intervém adaptando e graduando a ocupação, através de procedimentos e equipamentos específicos, de forma a adequá-la às necessidades da pessoa, facilitando o seu envolvimento ocupacional.
Intervém no ambiente de forma a remover barreiras físicas e sociais que restrinjam ou impossibilitem a participação em ocupações, através da concepção e adaptação de espaços.
Fonte: APTO