O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional consiste numa abordagem de intervenção que utiliza as fases do neurodesenvolvimento para reabilitar ou capacitar o Sistema Nervoso Central.
Com base na reorganização neurológica, utiliza uma sequência de exercícios motores, visuais, manuais e orais para recapitular o processo de aquisição do Andar, Falar e Pensar de maneira dinâmica. A sua abordagem permite o desenvolvimento, a reorganização e a maturação do Sistema Nervoso Central, trabalhando o indivíduo como um todo e potenciando a aquisição e desenvolvimento de todas as suas competências – tanto a nível motor (ex.: andar, mastigar) como a nível abstrato e superior (ex.: conversar, pensar, argumentar).
Por respeitar a sequência natural do neurodesenvolvimento, é uma abordagem que se ajusta a diferentes faixas etárias e a diferentes patologias ou condições. Isto é, pode ser aplicado em situações em que ocorra:
A terapia consiste numa sequência de exercícios motores de corpo, recapitulando todas as fases do neurodesenvolvimento importantes para a aquisição da marcha – movimento de pernas, rolar, rastejar, gatinhar e levantar. A sequência é ainda complementada com exercícios
manuais e visuais para estimulação de funções mais refinadas.
Num último momento da sessão da terapia são realizados os exercícios orais, que estimulam e reorganizam as Funções Reflexo-Vegetativas-Orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). Estas funções são essenciais não só para a capacidade do indivíduo se alimentar e engolir de forma segura, mas também representam um dos pilares importantes para o adequado desenvolvimento da comunicação, linguagem e expressão (ex.: fala e expressão facial).
Toda a terapia é realizada com a condução das terapeutas, permitindo uma aquisição das competências de forma mais natural e intrínseca, e acompanhada de canções e poemas, para potenciar a aquisição de competências linguísticas e para estimular o ritmo e fluência do
movimento.
O método pode ser aplicado como forma preventiva, de reabilitação ou de manutenção das competências do sistema nervoso.