Terapia da Fala na Estética Facial

Terapia da Fala na Estética Facial

Terapia da Fala na Estética Facial

A procura da beleza, é um factor generalizado na sociedade moderna, que se tem tornado necessário, tanto para o benefício estético, como para o próprio relacionamento profissional. É principalmente através das expressões faciais que o ser humano exterioriza sentimentos e emoções como: preocupação, raiva, alegria, dor, angústia. Por isso, a face é a parte do corpo que mantém um relacionamento mais directo com o mundo. Sendo a face valorizada como o segmento do corpo mais representativo da pessoa, nela se concentram esforços de promoção e conservação da sua estética e beleza.

esteticaComo forma de responder à crescente necessidade que a sociedade apresenta perante a estética facial, este trabalho tem sido abordado há muito tempo, com bons resultados, por profissionais como: cirurgiões plásticos, dermatologistas, esteticistas, ortodontistas, entre outros.Na actualidade, também alguns profissionais da Terapia da Fala se têm preocupado em estudar e iniciar uma actuação nesta área. Pela sua formação específica na área da motricidade orofacial, que tem como campo de actuação, o estudo/ pesquisa, a prevenção, a avaliação, o diagnóstico, o desenvolvimento, a habilitação, o aperfeiçoamento e a reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical, este profissional está habilitado para intervir directamente nestas áreas.

A face é o meio privilegiado para a expressão das emoções e para a comunicação humana de forma geral. O rosto possui músculos responsáveis pela expressão que com o passar dos anos se alongam e formam sulcos e flacidez ou se contraem excessivamente formando rugas de expressão.

estetica2Com o avançar da idade e a perda progressiva da elasticidade da pele, os sulcos transitórios originados pela contracção dos músculos da mímica facial imprimem-se definitivamente na face. Os músculos faciais que mais se contraíram durante a vida poderão aparentar velhice, mesmo em faces jovens, tristeza, ou outros traços que revelam como foi a vida do indivíduo. É a condição do tónus destes músculos faciais que determinará se a pele do rosto irá aparentar firmeza ou flacidez.

Existe estreito relacionamento, nomeadamente, entre as marcas e vincos de expressão no contorno da boca e o uso da musculatura oral. Assim, rugas indesejáveis podem resultar de posturas e movimentos repetidos realizados para mastigar, deglutir, respirar e falar, bem como sofrer influência da tensão exagerada dos músculos da face. Podem estar também relacionadas com alterações miofuncionais (função da musculatura), originando disfunções no sistema estomatognático, tornando primordial o trabalho do terapeuta da fala. O trabalho com asfunções do sistema estomatognático pode ajudar a melhorar a forma e, consequentemente, a estética facial.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: